Mundo Real ou Fantasia?

Sala-Reunião1  x  mickey

Mudar para outro país a procura de viver um intercâmbio é uma mudança bem drástica para mim, e acredito que para a maioria das pessoas também. Todos largam algo, seja um trabalho, namorado(a), família, faculdade. Decidir morar fora, é abrir mão de outras coisas.

Apesar de hoje termos acesso a diferentes tipos de informações, quando somos nós vivenciando é totalmente diferente. Quantas vezes, eu não vi informações sobre comparações de funcionamento dos meios de transportes, produtos eletrônicos e perfumaria mais acessível em outros países. Mas quando você vê isso tudo de perto, é diferente. Você começa a se perguntar, porque no Brasil as escolas são ruins, porque temos o jeitinho brasileiro que tem sempre um querendo se dar bem em cima de algo ou de alguém? E porque nossa vida é trabalhar para pagar contas?? 😦

Enquanto aqui, por mais que muitos trabalham como garçons, kitchen Porter, au pair, entre outros, ganham o suficiente para se divertir, viajar para diferentes países e ainda sobra para pagar as contas.

Então o intercâmbio começa a parecer um mundo paralelo, onde tudo é mais fácil e irreal e a vontade de voltar para a realidade fica cada vez mais distante.

Aprendi que Paris é logo ali, que posso passar meus finais de semana e feriados conhecendo novas culturas e continentes, que bons perfumes e maquiagens podem ser facilmente compradas, que se estiver na rua e seu sapato te incomodar você tem a Penny’s para te salvar, que o frio dói, mas é chique, que cerveja não é tão ruim assim, que é ótimo poder usar os meios de transporte coletivos e saber a hora que virá o próximo, que voltar para casa sozinha as 3hda manhã não é um problema! 😀

Não é para achar que estou vivendo em um mundo irreal?

Mas….até aonde vale a pena ficar longe da família, largar seu país de origem )que com todos os defeitos, foi de lá que veio) e jogar fora tudo que estudou para ficar em outro país, trabalhando em sub emprego e ainda sendo descriminalizado, sim descriminalizado, não sei quem inventou que eles não fazem diferença.

Em contrapartida, quem disse que ter uma carreira brilhante, aonde você trabalha horrores, fica sem vida própria para encher o bolso de terceiros é o caminho certo de vida a se seguir? Família matamos a saudade by Skype, e de vez em quando podemos voltar ao nosso lugar de origem e fazer uma visita, até pq uma semana é o suficiente para a saudade acabar, não é mesmo?

E quem foi que disse que não podemos escolher o nosso lugar, que abdicar de segurança, facilidade e qualidade de vida é o certo a se fazer?

Apesar de tantos pensamentos contraditórios e confusos,  cada dia é um aprendizado novo, seja através de um lugar novo ou uma nova pessoa que passa em sua vida. E mesmo assim, ainda acho que todos deveriam ter a oportunidade de morar fora, independente do estilo de vida que resolver levar, o que aprendemos, recebemos e trocamos é muito real e impagável!!!

E acredito que no final, o nosso coração falará mais alto e nos mostrará o caminho a seguir. Porque no final tudo dá certo, sempre dá!!! 😉

Deixe um comentário