Santorini

igreja central de oia

A famosa cidade dos telhados azuis. Uma das ilhas gregas mais famosas do mundo!

Fui de Atenas para Santorini de avião, pela companhia Aegean Airlines. E o vôo durou 40 min. Tem também, a opção de chegar na ilha de ferryboat, que é bem mais barata, porém um pouco mais demorada.

Não achei nenhum hostel disponível para a época que fui, então fiquei em um hotel na região de Karteados. Como fiquei em hotel, pelo o que entendi, é de costume os hotéis oferecerem transfer, então fui de transfer do aeroporto para o hotel.

Cheguei bem cedo na cidade, tão cedo que vi o nascer do sol. 😀

E deu para pegar o primeiro passeio de barco do dia. O que não se pode deixar de fazer, pois uma das rotas do passeio é passar por Nea Kameni, uma ilha vulcânica que te proporciona um passeio sobre areias vulcânicas, fragmentos de lava e bombas vulcânicas. É um passeio meio cansativo, pois a caminhada dura em torno de uma hora sobre o calor do chão e do sol, mas vale muito a pena!!!! Pois é uma experiência bem diferente,  e no topo da montanha, você tem uma perfeita paisagem do conjunto de ilhas que ali estão, junto com a cor da água do mais perfeito dos mares…….. uma vista inesquecível!!

vulcao-2

A segunda parada foi nas fontes termais. Um corredor de águas quentes, porém, não se pode ir muito longe. Pois os organizadores do passeio não permitem. A concentração de enxofre resultou em uma profunda cor de laranja e o fundo é coberto por algas marinhas, mas nada que impeça você de mergulhar pelas águas do mar de Egeu!!! 😀

aguas-termais

A terceira parada foi em Therasia, e lá tem diversas opções de restaurantes para almoçar. É uma ilha simples, com uma imensaaa subida para a cidade. Então fiquei pela praia mesmo, esperando o barco seguir para a próxima parada.

Duas horas depois, de volta a bordo, a próxima e última parada foi em OIA. Para chegar a cidade, também tinha uma enormeee subida, mas ali tinha os famosos burrinhos de Santorini. O trajeto custa € 5 euros, mas fiquei com pena dos burrinhos e subi andando mesmo.

Depois de alguns minutos, o topo!!! Thanks God! 😀

CIMG5211 santorini88     

Chegando lá em cima, tive a vista perfeita!!! Sabe aquela imagem que tem das casinhas brancas, com teto azul???? Então é em Oia. Para falar a verdade, só as igrejas e capelas têm o teto azul. E Oia é a única parte de Santorini que parece com as imagens que vendem. Pois em toda a ilha, as casas são de estilo grego, porém, não são todas branquinhas e juntas como em Oia. Eu estava até meio frustada, pois nas ilhas que visitei e no caminho do aeroporto para o hotel, eu não vi nada do que eu esperava.

Mas em Oia, achei tudo que eu estava esperando de Santorini. uma cidade linda, charmosa e romântica! Cheias de lojas de jóias ( algumas feitas de lava), roupas, restaurantes e ruelas, que fazem você se perder facilmente.

Depois de dar uma volta pela cidade, fui para as ruínas do castelo de Oia, pois de lá você consegue ter uma perfeita vista do mais lindo pôr do sol do mundooo.

cimg5238 

Imagine…..você sentado em uma ruínas de um castelo, em alguns metros de altura, rodeado por um lindo mar com uma perfeita coloração azul, e atrás de você todas aquelas casinhas brancas, com alguns telhados azuis, que fazem você se sentir fora do mundo real. Daí você olha para frente, e vai vendo o sol se pondo, com uma inexplicável coloração no céu, misturada com azul, laranja, rosa…. e o sol sumindo atrás do perfeito mar azul…. bem, é mais ou menos isso o por do sol de Oia. 😀

Após o por do sol, encontrei a equipe do passeio, e eles deixaram cada um em suas respectivas regiões.

No dia seguinte, aluguei um carro, para explorar Santorini. No próprio hotel você solicita e a pessoa que aluga, vai até você. Alugar carro lá é muito barato e vale a pena. Você pode alugar também motos e quadricíclos.

Assim que o carro chegou fui para a Red Beach. Uma pitoresca praia rodeada por um morro de cor avermelhada que faz um lindo contraste com o azul do mar. É linda de mais!!!!

De lá segui para o Profitis Ilias que é o ponto mais alto da ilha, com 567 metros acima do nível do mar. No topo da montanha encontra-se o mosteiro do profeta Elias, que foi construído em 1712 e você encontra lá expostos uma coleção de artefatos da religião ortodoxa  grega e uma importante coleção de ícones, bíblias e livros. Tinha várias pessoas subindo a pé, pareciam até pelegrinos, porque subir a pé, com mochila nas costas de baixo de um sol quente, tem que ter muita disposição.

Mas a vista é sensacional!!!!

De lá fui para a praia Kamari, que é sensacional também. Tem hoteis e restaurantes maravilhosos nessa região. Andei pelas ruas de Kamari e terminei meu dia na praia. E que praia!!!!! Com águas cristalinas e uma pitoresca areia preta. Linda de mais!!!!

 

No terceiro dia fui direto para a Ancient Thira , que é bem legal, depois fui para região de Amound, uma região aonde se concentra as outras praias. Então fiz um Beach Crawl  :D. Fui em: Ammound, Koloumbos, Baxedes e Katharos.

CIMG5316 CIMG5319

CIMG5298 CIMG5297

CIMG5317 CIMG5314

Em seguida passei na vinicultura Santo Wines, para apreciar um vinho da região e a paisagem que o lugar proporciona. Paraíso é pouco para este lugar!

Dei uma passada em Pyrgos para conhecer, e depois voltei em Oia, para passear por lá com mais calma. Já que com a excursão foi tudo muito corrido.

Voltei para o hotel, dei uma descansada e fui para a região de Fira, para conhecer e jantar  por lá.

No quarto dia, comecei o dia indo direto para praia Kamari. Passei a manhã por lá. Depois fui no museu do vinho e finalizei o dia andando pelas ruas de Fira.

santorini VINHO1 viniculturs

CIMG5338 CIMG5295

CIMG5343 CIMG5344

Assim, terminei meus dias no mundo mágico de Santorini! Foi tudo incrível!!! De lá, voltei para Atenas. 😉

Deixe um comentário