Existem muitas dúvidas em relação a utilização dos hospitais na Irlanda, na hora de uma emergência. Apesar de ser obrigatório o seguro governamental, muitos não sabem como utilizá-lo.
Primeiro, se estiver sentindo algo, marque um GP, que é o clínico geral na Irlanda. A consulta custa em torno de 60 a 100 euros, que o seguro governamental não cobra. Ou seja, você tem que pagar a consulta independente de você ter seguro. No próprio GP eles farão exames básicos para tentar identificar o seu problema, mas se eles não conseguirem resolver 100% o seu caso, eles te darão uma carta de indicação te direcionamento para um hospital. E mesmo que eles resolvam peça essa carta, pois ela vale ouro!
Porque com ela, você vai ao hospital, faz todos os exames possíveis e necessários e não paga nada. Agora, se você for direto para a emergência sem essa carta de indicação do GP, sua conta pode sair tão cara, que ou vai gastar toda sua cota do seguro ou vai sair mais cara do que sua cota do seguro.
E se o médico da emergência achar necessário fazer exames que não estejam disponíveis no momento, como exames de imagem, o médico da emergência vai te dar um encaminhamento para você agendar esse exame pela rede pública, ou seja, não irá pagar nem exames extras se for necessário fazer.
Então é melhor gastar 60 euros numa consulta, do que ter um surpresa desagradável ao sair do hospital.
Eu fui ao St. Vincent’s e eu gostei muito do atendimento.
Endereço: St. Vincent’s University Hospital, Elm Park, Merrion Rd, Dublin 4, Irlanda
Telefone:+353 1 221 4000
Quando for ao hospital, a primeira coisa que tem que mostrar é a carta de indicação, um documento de identificação, tem que dizer seu endereço e levar sua apólice do seguro. E depois é só aguardar o atendimento.