A questão do visto de estudante geralmente vem carregada de dúvidas, tais como: Quais são as opções ? Devo fazer o processo por conta própria ou com agência?
Eu sugiro fazer o processo com uma agência. Pois é necessário reunir uma série de documentos pessoais, que todos deverão ser autenticados, mais a carta de oferta da escola e a reserva da passagem. Além desses documentos, é necessário que escreva uma carta explicando o porquê optou pelo intercâmbio na Austrália e o porquê da escolha do curso em questão. Depois de tudo providenciado, você entrega a agência e a agência faz todo o processo de solicitação de visto com o Consulado Australiano. Depois que a documentação é processada, o consulado te envia um pedido do exame médico que tem que ser feito em uma clínica credenciada, e depois a própria clínica envia os resultados direto para o consulado que continua o processo até sua finalização.
Depois de todo o processo acima, o consulado Australiano irá definir qual o tipo de visto que irá emitir. O visto pode ser emitido sem restrições, este pode ser renovado na Austrália assim que renovar uma escola, mas se seu visto for emitido com restrições, seu visto somente poderá ser renovado fora da Austrália, em alguns casos somente do país de origem sem o direito de ser renovado e ainda há a possibilidade de ser negado.
O visto de estudante na Austrália também tem diferentes classificações, que variam de acordo com o curso escolhido, pois o tipo de curso influencia no tipo de exigências solicitadas pelo governo, como por exemplo a comprovação financeira e documentação exigida para o processo do visto.
Entre em tipos de vistos da Austrália, e saiba os tipos de vistos.
Por exemplo na ocasião em que a Tassiana Miranda aplicou para o visto dela, ela optou por fazer curso de inglês, ela precisou comprovar um suporte financeiro com determinada quantia por cada mês de permanência no país durante o curso de inglês. Entretanto se ela decidisse aplicar para um curso de graduação completo, ou mestrado por exemplo, ela não precisaria apresentar o mesmo suporte financeiro. Em todo caso é preciso primeiro definir o curso a ser feito e então munir-se de toda a documentação necessária antes de fazer a aplicação, pois isso irá determinar o sucesso ou não de seu intercâmbio.
