Hoje temos uma entrevista com a Tassiana Miranda, que está morando em Sidney na Austrália há dois anos.
Por que escolheu a Austrália?
Sempre tive interesse em fazer intercâmbio e sair do Brasil, escolhi Austrália porque na época eu tinha uma amiga que morava lá, o que facilitou muito minha adaptação.
Qual foi o tipo de visto que solicitou?
Solicitei o de estudante, que pode ser solicitado por aqueles que desejam estudar por mais de 14 semanas na Austrália, para fazer curso de inglês ou programas de intercâmbio, cursos técnicos, graduação, pós-graduação ou mestrado. Independente do tipo de curso, a instituição de ensino australiana deverá estar autorizada a receber estudantes estrangeiros.
Como é morar na Austrália?
Eu tenho gostado de morar na Austrália tanto que eu estou há dois anos e três meses morando aqui. É um país onde tem uma segurança pública muito boa, onde regras e leis funcionam bem, além de uma economia estável e qualidade de vida excelente.
Tem preconceito?
Pessoalmente nunca sofri preconceito por ser estrangeira, mas vivo e moro perto da cidade, onde há um grande número de imigrantes, não sei se há preconceito no interior.
Como é a reciprocidade/recepção dos australianos?
Eu não convivo muito no dia-dia com os nativos, mas até hoje não tive grandes problemas na reciprocidade e comunicação de forma geral.
Quais são os custos de vida (aluguel, comida, escolas, empregos, etc)?
Os custos são os mesmos como em qualquer lugar do mundo. Gastos com escola, aluguel, transporte e alimentação são aspectos muito pessoais, pois depende de quanto você gasta, de como você vive, se você sai muito, se você consome muito, enfim, é uma coisa muito relativa. O que mais pesa no orçamento é a moradia, que é bem cara aqui. A Austrália é um dos lugares mais caros do mundo para se viver, porém, em compensação à remuneração é compatível.
Como é a vida noturna?
A vida noturna de Sydney é bem legal! É bem variada, mas as boates fecham cedo comparadas às do Brasil, e depois de uma hora da manhã, não é possível entrar em nenhuma boate. As leis para beber são bem mais rigorosas também. Mas mesmo assim, eu acho bem legal.
Como são as possibilidades de viajar?
Bom, depende da escola e curso que você tem. Você pode viajar nas férias, tem lugares muito bacanas para se conhecer tanto na Austrália, como em países próximos. Por exemplo, a Nova Zelândia e países asiáticos próximo à Austrália são lugares lindos.
Qual a melhor região para morar?
Isso também é relativo, porque depende se você quer morar perto da praia ou se você quer morar perto da cidade. Depende o fim, pois os bairros são muito homogêneos, por exemplo, eu moro perto da cidade porque eu gosto de estar perto de tudo né?! Da noite, das escolas e do comércio. Enfim, há quem prefira morar perto da praia e tudo mais, mas os valores mudam um pouco dependendo do bairro.
Você utilizou serviços de uma agência?
Eu utilizei agência. Na verdade a maioria das pessoas que eu conheço utilizaram agência também, mas eu sei de quem já veio sem agência. Eu acho que ajuda principalmente no começo porque você não está acostumado com os trâmites de visto, mas o valor das escolas pelo menos na época que eu pesquisei, não mudava muito se eu fizesse particular ou pela agência.
