
Ahhh Capadócia sua linda……
Depois de mais de 10 horas de viagem, chegamos de manhã em Goreme. Foi uma viagem bem cansativa, mas foi só começar a passar pela cidade que todo o cansaço foi embora. 🙂
Colinas e vales com diferentes formas e cores, devidas erupções vulcânicas que aconteceram milhares de anos atrás. Lavas, cinzas e forças naturais criaram uma paisagem peculiar e apaixonante, que faz você se maravilhar por cada lugar que ali passar.
Ficamos em um hostel onde os quartos eram cavernas, foi a segunda sensacional experiência na cidade. Ou seja, eu mal tinha chegado e não parava de me encantar com tudo e eram só as primeiras horas.
Em Goreme, contamos a Gule Gule viagens para nos guiar e nos contar mais sobre a historia daquela linda cidade. Como éramos um grupo grande, tivemos uma Van só para nós.
A primeira parada foi o “Vale das chaminés e das Fadas”, que tem esse nome devido suas formações que assemelham-se a chaminés e a formas de fadas.


Que lugar lindo! Que energia! Sensacional…….diferente de qualquer coisa que eu já tenha visto. E sinceramente, eu me senti na vila dos Smurffs. Só faltava aparecer a Smurffete e o papai Smurff. 😉
Lá mesmo, tinham duas senhoras que estavam fazendo umas massas tipo crepe, mas não me lembro o exato nome, e essa massa mesmo foi nosso breakfast.
Seguimos para a próxima parada que foi, o “Vale da Imaginação”, que tem esse nome por causa das pitorescas formações rochosas, que se assemelham com formas de animais. Então fica pela imaginação de cada um, identificar as formas que ali estão. 🙂
Continuamos nosso tour, e a próxima parada foi na Ozkonak Yeralti Sehri, que é umas das cidades subterrâneas da Capadócia. Cidades estas que, foram construídas para proteger os cristãos da invasão dos inimigos. E é impressionante o que estas civilizações construiram, e como elas ali viviam. Principalmente, porque muitos deles ficavam semanas enclausurados sem poder sair dali. É…. nem tudo são flores. 😦
Em seguida, fomos para o museu aberto, o Goreme Açikhava Muzesi – Open air Museu.
É um complexo monástico composto por dezenas de monastérios e cada um com sua própria igreja.
É sensacional… e você começa a se imaginar vivendo em cavernas e de como deveria ser a vida ali. E a cada passo que você dar nesse lugar, você espira e vive história. E começa a entender o porque de este lugar passou a ser em 1985, um patrimônio histórico da UNESCO.
Demos uma pequena parada para o almoço e partimos para o “Pigeon Valley”, que também tem uma energia incrível!!!!! O vale tem esse nome porque foram esculpidas várias casas de pássaros nas cavernas. Os pássaros eram muito importantes para os cristãos, porque eram eles que forneciam os pigmentos que eram usados para pintar afrescos e cerâmicas.
Neste vale tem também, uma das árvores de “Olhos Turcos”, que podemos encontrar pela cidade. Porém, esta é considerada a mais bonita e mais enfeitada.


Diz a lenda que, o “Olho Turco” que também é conhecido como “Olho Grego”, ajuda a espantar o mau olhado. Chaveiros e braceletes de “Olho Turco”, são considerados bons presentes de viagem. 😉
Nesta mesma região, em frente a entrada do Vale, tem uma estátua de São Jorge, que foi doada pela equipe da Rede Globo de televisão, na época que teve em uma de suas novelas, as paisagens e histórias da cidade e, seu enredo.
Você também pode encontrar nessa região, atrás da estátua de São Jorge, uma linda joalheria, a Goreme Onix Jewellery, com lindas peças.
Finalizamos o dia em um tradicional jantar turco, onde tivemos a oportunidade de presenciar apresentações de danças e rituais da região. Coisa mais linda de assistir!!!!


No dia Seguinte acordamos bem cedinho e fomos fazer o passeio de balão. A equipe organizadora do passeio, nos pegou no hotel umas 4hs da manhã. Nos levaram para tomar café, e em seguida fomos para o local do passeio.
Fomos para o meio de um dos vales da Capadócia. Chegamos lá antes do sol nascer, pois a ideia era que víssemos o sol nascendo lá de cima.
E foi a experiência mais incrível…não tem como descrever. Só digo uma coisa….todos devem viver esta experiência um dia.
Imaginem um lindo céu azul, e aos poucos o sol aparecendo lá no horizonte….e você olha para os lados e vê um monte de balões coloridos. Você olha para baixo é uma sensacional paisagem com formações rochosas inexplicáveis com diferentes cores. E quando o sol ia batendo nas formações ia dando uma iluminação especial a cada uma. Você fecha os olhos e sente uma energia e uma brisa em seu rosto …… e imagina que aquilo tudo parece ser mais um sonho do que real. É realmente inexplicável!!!!
Depois desse passeio maravilhoso, voltamos para o hostel e fomos as compras.
Eu queria muito de andando de quadriciclo pelas montanhas da Capadócia, mas estávamos todos muito cansados, então se tiver por lá e tiver a oportunidade de ir, acho que vale a pena.
Resumindo…foi tudo sensacional! E tive excelentes companhias, Dau, Iza, Day, Fê, Pauli, Pri e Matheus thanks for everything! Sem vocês esta viagem não teria sido a mesma coisa!!!! 😀
























